O Prontuário de Instalações Elétricas é um documento obrigatório que contém informações essenciais sobre as instalações elétricas de um estabelecimento. Ele é regido pela Norma Regulamentadora NR-10, que estabelece as diretrizes de segurança para trabalhos envolvendo eletricidade.
O objetivo do Prontuário de Instalações Elétricas é fornecer uma visão abrangente das características, condições e procedimentos relacionados às instalações elétricas, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que atuam nesse ambiente.
Todas as instalações com carga superior a 75Kw devem elaborar e manter atualziado o Prontuário de Instalações Elétricas.
✓ Esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos, com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção;
✓ Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
✓ Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
✓ Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
✓ Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
✓ Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
✓ Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
✓ Relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando os itens anteriormente citados.
Além disso, as empresas que são integrantes (terceiras) e operam as instalações ou equipamentos do sistema elétrico de potência devem acrescentar ao prontuário os seguintes documentos:
✓ Descrição dos procedimentos para emergências;
✓ Certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual.
Diagnóstico NR 10
Para avaliar a situação das instalações elétricas, uma inspeção de de conformidade de cada item é indispensável, com ele podemos avaliar os riscos que os trabalhadores estão expostos e gerar a demanda para adequação do mesmo, visto que essa etapa é uma parte obrigátória do Prontuário.