Descrição:
NR 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
Objetivo:
Capacitar os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA ou designado – na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Conteúdo Programático:
Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho;
Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da COMISSÃO;
Equipamentos de Combate a Incêndio: extintores portáteis, móveis (carretas extintoras) e sistema semi-automático (fixo) de combate a incêndio;
Hidrantes, caixas de abrigo, mangueiras, esguichos diversos, derivantes e acessórios – características e aplicações;
Inspeção dos Equipamentos de Combate a Incêndio: fixos e portáteis;
Sistemas de Detecção;
Equipamentos de Proteção Individual – E.P.I.;
Noções Básicas de Primeiros Socorros;